portugal

Mini-curso & Retiro

Programa para Portugal em 2008


Retiro em BragaAp�s a estimulante visita a Portugal em dezembro de 2007 e o contato com pessoas interessadas na abordagem dos ensinamentos antigos do Buddha, id�ias t�m surgido de uma pr�xima visita �s terras lusitanas para uma continuidade dos trabalhos. As datas que temos conversado s�o entre 20 de setembro e 6 de outubro de 2008, com mini-cursos e retiros de fim de semana na regi�o de Lisboa e da Cidade do Porto, com apoio de amigos e dos gentis companheiros no Dharma da Uni�o Budista de Lisboa e do Porto. Aqui nessa p�gina iremos colocando atualiza��es a respeito desse projeto.



Volte para a Programa��o Completa

Aconteceu em Dezembro de 2007

"� com grande alegria que em breve estarei em Portugal para conhecer praticantes e centros buddhistas, bem como para compartilhar o Dharma. Portugal e Brasil j� possuem tantas liga��es e uni-los tamb�m pela pr�tica do Dharma parece uma a��o maravilhosa. Para o per�odo entre 26 de dezembro desse ano at� o 1o. de janeiro de 2008, preparamos um programa especial para os amigos portugueses (e qualquer brasileiro que estiver naquelas terras!). Nas noites dos dias 26 e 27, estarei em Lisboa apresentando aquilo que � considerado o cerne do Buddhismo: o ensinamento sobre a Co-Origina��o Dependente. Claro, duas noites � muito pouco para apresentar um tema como esse, mas espero que as primeiras bases para seu entendimento te�rico e pr�tico sejam lan�adas. E de 28 � noite at� a manh� do primeiro dia de 2008, estaremos juntos na regi�o de Braga, l� no norte de Portugal, para explorar o caminho da medita��o proposto pelo Buddha, atravessando o ano num retiro num belo local, calmo e cheio de natureza. D�em uma olhada na programa��o abaixo! Se precisarem de qualquer outra informa��o n�o constante aqui, n�o hesitem em fazer contacto com os telefones dados como contato. Espero encontr�-los em breve!" - Ricardo Sasaki (Dhanapala)



Atencao: No dia 1 de Janeiro, depois do retiro, foi acrescentado um programa na cidade do Porto, onde haver� uma palestra com o tema: "Oportunidades e Perigos para o Praticante Budista no Ocidente, pelas 19h, na delega��o da UBP, na rua da Restaura��o, seguida de jantar. Est�o convidados!


Co-Originação Dependente Mini-curso - "O Cora��o do Buddhismo - Uma Introdu��o � Co-Origina��o Dependente"


Dias 26 e 27 de dezembro de 2007

Hor�rio: das 19h00 �s 22h00

Local: Lisboa

Uni�o Budista Portuguesa
m Cal�ada da Ajuda 246, 1� Dt�, 1300-012 Lisboa
t 213 634 363
e [email protected]
w www.uniaobudista.pt

Apoio: Delega��o de Lisboa da Uni�o Budista Portuguesa & Amigos


O Buddha disse que quem compreendia a Co-Origina��o Dependente, compreendia o Dharma. E quem via o Dharma, via a Co-Origina��o Dependente. O que � esse ensinamento t�o especial para o Buddha, mas do qual t�o pouco se fala mesmo nos c�rculos buddhistas atuais?

A Co-Origina��o Dependente ocupa um lugar central no edif�cio da doutrina budista. � dito que logo ap�s seu Despertar, aos p�s da �rvore da Ilumina��o, Buddha permaneceu sentado por sete dias apenas desfrutando das b�n��os da liberta��o. Depois disso, Buddha voltou sua mente para a reflex�o a respeito da Co-Origina��o Dependente.

O disc�pulo Ananda chegou a ser censurado pelo Buddha ao dizer que a Co-Origina��o Dependente era uma doutrina de f�cil entendimento. Ainda hoje esta doutrina desafia a compreens�o, e h� um n�mero de interpreta��es poss�veis sobre ela.

Neste mini-curso faremos uma introdu��o � Origina��o Dependente como algo pr�tico nas nossas vidas. No primeiro dia, conversaremos sobre seus componentes, aprendendo como o Buddha explica a g�nese do sofrimento nas nossas vidas e o que podemos fazer a fim de n�o sofrer. No segundo dia, veremos algumas interpreta��es alternativas - focadas nos ensinamentos do grande mestre thailand�s Ajahn Buddhadasa e de sua disc�pula Ajahn Ranjuan -, tocando em temas como karma, renascimento, a relev�ncia para a medita��o em nossas vidas e no momento presente. Duas vers�es ser�o apresentadas, a Roda em Tr�s Vidas e a em Uma Vida. O objetivo do curso � dar uma base firme para que mesmo as pessoas que nunca ouviram esse ensinamento possam come�ar a entender essa parte fundamental da doutrina buddhista e que � importante para todas as escolas buddhistas.

Mais informa��es e inscri��o na Delega��o de Lisboa da Uni�o Budista Portuguesa e pelos telefones: 919405351 / 214393622 (Arnaldo), 917491288 (S�lvia) e 918826220 (Isabel) ou por email: [email protected]

Contribui��o: �30


****************

Retiro Retiro de Passagem do Ano - "Descobrindo o Caminho Sereno do Buddha"

De 28 � noite a 1 de janeiro de 2008 (t�rmino ap�s o desjejum)

Local:

Casa da Torre em Soutelo, Vila Verde (7 Km de Braga); veja como chegar ao local do retiro.

A Casa da Torre � um antigo mosteiro agora restaurado e que funciona como unidade de turismo rural. Para al�m dos quartos onde alberga h�spedes, possui cantina, audit�rio com capacidade m�xima de 100 lugares (com um ponto de rede), v�rias salas de conv�vio e jardins e espa�o envolvente.

Apoio: Delega��o do Porto da Uni�o Budista Portuguesa & Amigos


Retiro Nada melhor que fazer a passagem para o Novo Ano na tranquilidade da medita��o e na sabedoria das palavras do Buddha. Como vivemos o ano que passou? Como queremos iniciar o pr�ximo ano? Como desejamos que o novo ano seja? O que podemos fazer para entrar no ano novo com o cora��o sereno?

Neste retiro de tr�s dias vamos tentar compreender a ess�ncia da medita��o buddhista, tal como exposta por Buddha e preservada pela Escola Theravada, a mais antiga ordem buddhista no mundo. Theravada � a escola buddhista existente no Sri Lanka, na Tail�ndia e na Birm�nia.

De forma gradual, as instru��es tradicionais da leg�tima tradi��o Theravada no que se refere � medita��o, com pr�tica na posi��o sentada e na medita��o andando, ser�o apresentadas. Est� ser� a base do entendimento da vis�o buddhista da mente e corpo. Tamb�m ser�o introduzidas as t�cnicas tradicionais focadas no desenvolvimento da tranquilidade e concentra��o.

Retiro � medida que mente e corpo entram na tranquilidade, passamos � pr�tica das medita��es focadas no desenvolvimento da vis�o penetrante, uma vis�o clara da realidade da mente e do corpo. Discutiremos tamb�m algumas estrat�gias do Buddhismo Theravada para levar a pr�tica da medita��o para a vida di�ria, o compartilhar do Dharma (o ensinamento do Buddha) e beneficiar os seres.

O Retiro come�ar� na noite de sexta-feira, dia 28. Quem quiser poder� at� mesmo chegar de tarde, para ir se ambientando ao local. Aqueles que n�o puderem chegar na sexta, s�o bem-vindos a chegar no s�bado pela manh�.

Retiro Do s�bado (29) pela manh� at� o almo�o da segunda (31) o retiro transcorre em sil�ncio. O instrutor d� palestras e h� entrevistas individuais di�rias para aqueles que quiserem, mas os participantes n�o conversam entre si. No almo�o do 31 o nobre sil�ncio � quebrado. � tarde, al�m das medita��es e per�odos livres, conversaremos sobre os Quatorze Princ�pios de Conviv�ncia Harmoniosa ensinados por Buddha. � tarde e � noite teremos oportunidade de confraternizar, e os praticantes s�o incentivados a mesmo convidar seus amigos e parentes para passar a virada do ano conosco. Ser� uma boa oportunidade de praticar os princ�pios de Conviv�ncia Harmoniosa. O Retiro termina depois do caf� da manh� do dia 1. de 2008. Uma excelente maneira de come�ar o ano meditando e desfrutando da companhia de amigos!

Esse per�odo (das 14h00 do dia 31 at� ap�s o caf� do dia Primeiro), estar� aberto tamb�m para praticantes que n�o possam fazer o retiro, mas que gostariam de fazer a virada do ano num ambiente de amizade e medita��o.

Retiro Todo o retiro ser� orientado de forma gradual e detalhada, com espa�o para esclarecimento de d�vidas e acompanhamento individual. Tanto quem nunca meditou como praticantes experientes - independentemente da escola a que pertence - podem se beneficiar das t�cnicas e ensinamentos maravilhosos ensinados diretamente pelo Buddha. Confira o programa di�rio do retiro aqui.



OP��ES DE PARTICIPA��O

Op��o I:

28 de Dezembro a 1. de janeiro - Entrada na sexta � noite (dia 28) ou 29 pela manh�, seguindo at� a manh� do dia 1. (dia 3).

Op��o II:

28 a 31 de Dezembro - Para aqueles que preferirem passar o Reveillon em outro lugar. Entrada na sexta � noite (dia 28) ou 29 pela manh�, seguindo at� o almo�o do dia 31. Devem ent�o sair at� as 14h00 do dia 31.

Op��o III:

31 de Dezembro a 1. de Janeiro - Para aqueles que n�o possam fazer o retiro, mas que gostariam de fazer a virada do ano num ambiente de amizade e medita��o. Tamb�m para amigos e parentes dos participantes que queiram estar junto a eles na virada do ano. Chegada a partir de 14h00 do dia 31, programa "Quatorze Princ�pios de Conviv�ncia Harmoniosa", pernoite e caf� da manh�.


CUSTO DA PARTICIPA��O:

Op��o I: �200

Op��o II: �180

Op��o III: �50



* Est�o inclusos acomoda��o em quartos individuais, tr�s refei��es vegetarianas di�rias (e bar self-service para ch�s e caf� a qualquer hora), instru��es e acompanhamento individual. Um dep�sito adiantado de �70 � pedido como pr�-inscri��o para a Op��o I e II; e �25 para a Op��o III. O restante poder� ser acertado no dia de chegada ao retiro.

(consulte-nos sobre qualquer dificuldade em investir com essas quantias).

Mais informa��es e inscri��o na Delega��o do Porto da Uni�o Budista Portuguesa e pelos telefones: 919405351 / 214393622 (Arnaldo), 917491288 (S�lvia) e 918826220 (Isabel) ou por email: [email protected]


Eis a conta para voc� fazer a pr�-inscri��o:
Banco Esp�rito Santo
a/c de Arnaldo Nogueira do Nascimento
Conta n� 000379592623
NIB n� 0007 0000 00379592623 23
* ao fazer o dep�sito, por favor, ligue para um dos telefones avisando.

Quem ministra o mini-curso e retiro


Retiro

Todas as fotos da Casa da Torre por Juan








Volte para a Programa��o Completa


Cadastre seu e-mail em nosso informativo eletrônico e receba as novidades do Centro.

» Práticas abertas & visitação
» Álbum de Fotos
» Inscrição nos Cursos & Retiros
» O que é um retiro?
» Onde são realizados : nosso Centro de Retiros
» Histórico de nossos retiros longos
» Deseja organizar um curso em sua cidade?
» Voc� pode se tornar membro � dist�ncia do Centro Nalanda

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!