Nalandarama - Centro de Retiros


» Álbum de Fotos
» Inscrição nos Retiros
» Histórico de nossos retiros longos
» O que é um retiro?
» Próximos Retiros

O Centro de Meditação Buddhista Nalandarama situa-se a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e é a contraparte, no campo, do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, um centro dedicado à divulgação da Mensagem do Bem-Aventurado Buddha para o povo brasileiro. Ele está sendo desenvolvido como uma nova base para a continuação de nossa já estabelecida prática de organização de retiros curtos e longos.

Situado no povoado de Casabranca, município de Brumadinho, o Nalandarama está sendo construído como um refúgio na floresta, longe da agitação das cidades, onde yoguis e meditantes podem ter a oportunidade para aprender e aprofundar seu conhecimento e prática dos ensinamentos do Buddha.

A quietude, o ar fresco e a água pura vinda das montanhas se combinam num ambiente de floresta, criando condições propícias para um centro de meditação. O Nalandarama é o primeiro centro criado no Brasil dedicado ao treinamento intensivo do caminho contemplativo baseado na tradição das florestas da escola Theravada. Esperamos que todos possam vir visitá-lo e utilizar de suas facilidades.

Esperamos, com a criação desse centro, manter o mais possível intacta a mata nativa da região, recriando, na medida de nossas possibilidades, o ambiente dos importantes mosteiros de floresta do Sri Lanka, Thailândia e Birmânia. Nossa orientação dirigida à tradição interior do Theravada indica já o caminho para a simplicidade e a fidelidade aos princípios fundamentais estabelecidos pelo Buddha. O Nalandarama, entretanto, está aberto a praticantes de todas as escolas buddhistas, como um espaço de confraternização das quatro sanghas de todas as linhagens.

Desde seus primórdios o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda teve planos de construir um centro de treinamento fora da cidade. Finalmente, coincidindo com seu aniversário de 10 anos, as condições propícias necessárias se manifestaram. Por meio do trabalho conjunto e da contribuição de doadores generosos, desde aqueles que participaram dos retiros promovidos pelo Nalanda, até aqueles que doaram fora das situações de retiro, nosso centro na floresta finalmente é uma realidade. Que bênção é a compreensão do valor do poder e mérito da doação!

Para que isso se torne cada vez mais uma realidade precisaremos de todo o apoio possível, e pedimos a sua ajuda para fazer este centro se erguer e poder servir às muitas pessoas que esperamos ver passar pelo centro à procura do Dhamma.

Se você quiser também fazer parte desse projeto, colabore conosco através de doações. Você pode fazer um depósito dirigido ao Nalandarama que será usado integralmente na construção e manutenção das facilidades para meditantes.

As doações podem ser feitas em nossa conta e envio de cópia de depósito bancário (ou notificação via email) em nome de:
Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
Banco Bradesco, Ag. Mangabeiras no.3432-0
conta corrente no. 12.610-1

Visite também nosso Álbum de Fotos!