Atividades


� Treinamento
O foco principal da Comunidade Buddhista Nalanda � prover uma oportunidade de treinamento aprofundado na pr�tica e nos ensinamentos do Buddha. Na matriz em Belo Horizonte, esse treinamento � realizado primariamente por meio de cursos, workshops e retiros. Nos grupos de S�o Paulo, Curitiba e Aracaju, a �nfase � dada no estudo e pr�tica meditativa com o esp�rito comunit�rio. De tempos em tempos s�o tamb�m realizados workshops. Nos dias de pr�tica aberta, as pessoas se re�nem para meditar juntos e estudar textos de nossa linhagem.

� Cursos & Palestras
O estilo de medita��o enfatizado no Centro � chamado de Samatha-Vipassan� Satipatthana, a mais antiga forma de medita��o buddhista. Outras formas de medita��o a acompanham. Todas elas s�o meios de facilitar o contato do homem com seu interior atrav�s do desenvolvimento da sabedoria, da claridade e da equanimidade. Tamb�m estudos te�ricos e doutrinais s�o realizados. Leia mais sobre os cursos oferecidos

� Retiros & Workshops de Medita��o

Retiros e workshops propiciam a oportunidade para um período de prática intensa e aprendizado sob a orientação de professores experientes, num ambiente de paz e harmonia. Eles são abertos a todos que se sentem prontos a começar ou avançar em sua prática.

Os retiros são realizados em silêncio e incluem sessões de meditação sentada e andando, palestras, cânticos, instruções de meditação e entrevistas individuais, podendo participar meditantes experientes ou iniciantes.

Os Retiros sempre s�o acompanhados de instru��es e per�odos de entrevistas individuais. Sentando juntos, refor�amos os esfor�os uns dos outros, aprofundamos o entendimento e o 'momentum' de nossa pr�tica. Esta � uma �tima oportunidade para voc� desenvolver e aprofundar sua pr�tica. De tempos em tempos tamb�m promovemos a realiza��o de retiros maiores, de 10 dias, alguns deles com professores de fora do pa�s como orientadores.

Enquanto que os Retiros enfatizam a pr�tica da medita��o, o sil�ncio cont�nuo e uma disciplina mais estrita, os Workshops focam mais nos estudos, discuss�es e palestras, mas sem prejudicar a pr�tica formal de medita��o andando e sentada. Nos Workshops a participa��o grupal � mais importante e o sil�ncio est� presente em apenas alguns per�odos do dia.

Regularmente promovemos retiros intensivos de medita��o realizados em fins-de-semana. Alguns s�o abertos � comunidade, outros s�o restritos aos participantes dos cursos regulares e s�o parte do programa de treinamento. Os retiros s�o per�odos de medita��o silenciosa com per�odos alternados de medita��o andando.

Leia mais sobre os retiros programados

Pr�tica Aberta/Visita��o
No hor�rio de pr�tica aberta todos s�o bem-vindos a simplesmente aparecer e meditar conosco. Alunos antigos e novos se mesclam nesse hor�rio e a participa��o � gratuita. H� medita��o e leitura de algum texto seguida de discuss�o. Essa pr�tica � realizada tanto no Centro Nalanda de Belo Horizonte quanto nos Grupos de Pr�tica Nalanda de S�o Paulo, Curitiba e Aracaju. Leia mais sobre os dias de pr�tica



� Uposathas

Os dias de Uposatha s�o per�odos em que tradicionalmente os bhikkhus, bhikkhunis, upasakas e upasikas (monges, monjas, adeptos leigos e adeptas leigas), se dedicam com mais afinco � pr�tica e estudo do Dhamma. Durante tais dias fazemos o esfor�o de dormir menos, meditar o mais poss�vel e passar a maior quantidade de tempo no estudo do Dhamma.
Nos dias de Uposatha, �s 19h30 h� uma palestra aberta ao p�blico, seguida de instru��es de medita��o e recita��es de Tomada de Ref�gio e Oito Treinamentos. Consulte a programa��o para saber os dias de Uposatha. No momento eles somente ocorrem no Centro Nalanda de Belo Horizonte.

� Publica��es

Diante da dificuldade de se encontrar boas obras em l�ngua portuguesa referentes ao Buddhismo e outras tradi��es orientais, promovemos um trabalho de escritos e tradu��es que venham a cobrir parte desta lacuna, ao mesmo tempo que fornecendo obras confi�veis a respeito do caminho de conhecimento e liberta��o apontado pelo Buddha. Para saber mais sobre nossas publica��es visite a se��o Edi��es Nalanda.

Psicoterapia e Aconselhamento psicol�gico - em BH
Um enfoque integral do lidar com o processo mente/corpo de uma forma honesta e atenta. � baseado na vis�o da sa�de mental como harmonia com o pr�prio mundo, harmonia que pode ser desenvolvida atrav�s da plena aten��o, da pr�tica do focamento e de uma investiga��o do sofrimento e de suas origens, aliada ao conhecimento dos processos cognitivos interiores. O servi�o � prestado � comunidade em geral com o psic�logo Ricardo Sasaki, formado pela USP, Universidade de S�o Paulo e diretor do Centro Nalanda. Tel: (31)9651.6369. Leia Mais

Hatha Yoga
N�o estamos oferecendo aulas de Yoga no momento.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda � uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmiss�o s�ria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, medita��o budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de v�rias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de v�rias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada � a �nica que existe at� os dias de hoje. � o budismo praticado na tail�ndia, sri lanka (ceil�o), birm�nia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos �ltimos 20 anos tiveram seu in�cio no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!