Atividades


» Treinamento
O foco principal da Comunidade Buddhista Nalanda é prover uma oportunidade de treinamento aprofundado na prática e nos ensinamentos do Buddha. Na matriz em Belo Horizonte, esse treinamento é realizado primariamente por meio de cursos, workshops e retiros. Nos grupos de São Paulo, Curitiba e Aracaju, a ênfase é dada no estudo e prática meditativa com o espírito comunitário. De tempos em tempos são também realizados workshops. Nos dias de prática aberta, as pessoas se reúnem para meditar juntos e estudar textos de nossa linhagem.

» Cursos & Palestras
O estilo de meditação enfatizado no Centro é chamado de Samatha-Vipassanâ Satipatthana, a mais antiga forma de meditação buddhista. Outras formas de meditação a acompanham. Todas elas são meios de facilitar o contato do homem com seu interior através do desenvolvimento da sabedoria, da claridade e da equanimidade. Também estudos teóricos e doutrinais são realizados. Leia mais sobre os cursos oferecidos

» Retiros & Workshops de Meditação

Retiros e workshops propiciam a oportunidade para um período de prática intensa e aprendizado sob a orientação de professores experientes, num ambiente de paz e harmonia. Eles são abertos a todos que se sentem prontos a começar ou avançar em sua prática.

Os retiros são realizados em silêncio e incluem sessões de meditação sentada e andando, palestras, cânticos, instruções de meditação e entrevistas individuais, podendo participar meditantes experientes ou iniciantes.

Os Retiros sempre são acompanhados de instruções e períodos de entrevistas individuais. Sentando juntos, reforçamos os esforços uns dos outros, aprofundamos o entendimento e o 'momentum' de nossa prática. Esta é uma ótima oportunidade para você desenvolver e aprofundar sua prática. De tempos em tempos também promovemos a realização de retiros maiores, de 10 dias, alguns deles com professores de fora do país como orientadores.

Enquanto que os Retiros enfatizam a prática da meditação, o silêncio contínuo e uma disciplina mais estrita, os Workshops focam mais nos estudos, discussões e palestras, mas sem prejudicar a prática formal de meditação andando e sentada. Nos Workshops a participação grupal é mais importante e o silêncio está presente em apenas alguns períodos do dia.

Regularmente promovemos retiros intensivos de meditação realizados em fins-de-semana. Alguns são abertos à comunidade, outros são restritos aos participantes dos cursos regulares e são parte do programa de treinamento. Os retiros são períodos de meditação silenciosa com períodos alternados de meditação andando.

Leia mais sobre os retiros programados

»
Prática Aberta/Visitação
No horário de prática aberta todos são bem-vindos a simplesmente aparecer e meditar conosco. Alunos antigos e novos se mesclam nesse horário e a participação é gratuita. Há meditação e leitura de algum texto seguida de discussão. Essa prática é realizada tanto no Centro Nalanda de Belo Horizonte quanto nos Grupos de Prática Nalanda de São Paulo, Curitiba e Aracaju. Leia mais sobre os dias de prática



» Uposathas

Os dias de Uposatha são períodos em que tradicionalmente os bhikkhus, bhikkhunis, upasakas e upasikas (monges, monjas, adeptos leigos e adeptas leigas), se dedicam com mais afinco à prática e estudo do Dhamma. Durante tais dias fazemos o esforço de dormir menos, meditar o mais possível e passar a maior quantidade de tempo no estudo do Dhamma.
Nos dias de Uposatha, às 19h30 há uma palestra aberta ao público, seguida de instruções de meditação e recitações de Tomada de Refúgio e Oito Treinamentos. Consulte a programação para saber os dias de Uposatha. No momento eles somente ocorrem no Centro Nalanda de Belo Horizonte.

» Publicações

Diante da dificuldade de se encontrar boas obras em língua portuguesa referentes ao Buddhismo e outras tradições orientais, promovemos um trabalho de escritos e traduções que venham a cobrir parte desta lacuna, ao mesmo tempo que fornecendo obras confiáveis a respeito do caminho de conhecimento e libertação apontado pelo Buddha. Para saber mais sobre nossas publicações visite a seção Edições Nalanda.

»
Psicoterapia e Aconselhamento psicológico - em BH
Um enfoque integral do lidar com o processo mente/corpo de uma forma honesta e atenta. É baseado na visão da saúde mental como harmonia com o próprio mundo, harmonia que pode ser desenvolvida através da plena atenção, da prática do focamento e de uma investigação do sofrimento e de suas origens, aliada ao conhecimento dos processos cognitivos interiores. O serviço é prestado à comunidade em geral com o psicólogo Ricardo Sasaki, formado pela USP, Universidade de São Paulo e diretor do Centro Nalanda. Tel: (31)9651.6369. Leia Mais

» Hatha Yoga
Não estamos oferecendo aulas de Yoga no momento.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!