O que é um Retiro?


» Onde são realizados : nosso Centro de Retiros
» Álbum de Fotos
» Inscrição nos Retiros
» Histórico de nossos retiros longos
» Próximos Retiros

O Que é um Retiro de Meditação?

Um retiro de meditação é uma excelente oportunidade de aprofundar sua prática. Praticando juntos num ambiente tranqüilo e propício faz com que nossas habilidades de concentração e visão clara sejam desenvolvidas e aprofundadas. Os retiros podem durar desde um dia até dez dias de treinamento formal.

Alguns de nossos retiros são apenas para aqueles que já têm alguma experiência prévia em meditação, outros são guiados e dirigidos na forma de curso introdutório. Nestes, todas as explicações necessárias para o início da prática são dadas de forma gradual e progressiva. Pelo menos uma vez por ano (em 2003 foram 4!), o Nalanda convida um monge ou professor buddhista de fora do Brasil para especialmente dirigir um curso/retiro. Todos os seus ensinamentos são traduzidos simultaneamente, além das entrevistas individuais e instruções para a prática.

O ritmo diário consiste em acordar bem cedo e logo iniciar a prática da meditação. Alternamos a meditação sentada e a meditação andando, combinadas com a constante aplicação da vigilância atenta em todas as posturas.

O silêncio é um fator importante durante o retiro. Por toda sua duração o silêncio nobre - silêncio nas ações, na fala e na mente - é cumprido, com exceção das entrevistas individuais. Isto tem um poderoso efeito na concentração, ajudando numa interiorização do escutar o silêncio interior. As refeições também são realizadas em silêncio: "Com sábia reflexão, comemos este alimento..."

Após o retiro, o silêncio é suspenso e temos a oportunidade de confraternizar com aqueles com quem praticamos estes dias meditativos.

No mosteiro também realizamos workshops, cujo programa é um pouco diferente dos retiros. Neles, o silêncio nem sempre está presente ou é cumprido apenas durante uma parte do dia. Alguns focam no estudo, outros em práticas específicas.

O Nalandarama também está aberto para meditantes experientes fazerem retiros individuais. Consulte-nos para detalhes.

Seja bem-vindo para participar de nosso próximo retiro!



Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!