� Buddhismo Theravada

O Buddhismo Theravada � atualmente a maior escola buddhista existente, sendo praticada predominantemente no Sri Lanka, Thail�ndia, Myanmar (Birm�nia), Laos e Cambodja e com expressiva presen�a em pa�ses como o Vietnam, Mal�sia, Estados Unidos e Inglaterra.

O Theravada atribui seu come�o aos pr�prios ensinamentos do Buddha e � a �nica das escolas antigas que est� viva at� hoje e com um corpo can�nico integral.

Por volta de 380 a.C., cem anos ap�s a morte do Buddha, se d� a primeira divis�o da Sangha (comunidade mon�stica) buddhista, com a forma��o de dois grandes blocos: o Sthaviravada e o Mahasanghika. Nas d�cadas subseq�entes esses dois grupos ir�o tamb�m se dividir at� formarem por volta de 18 escolas.

Por volta de 280 a.C. se d� o Terceiro Conc�lio, exclusivo do ramo Sthaviravada, onde o grupo Sarvastivada se separa, e que define a doutrina Sthaviravada como a vis�o ortodoxa. Ashoka, o grande imperador que unificou a �ndia, envia emiss�rios para os quatro cantos do mundo (h� ind�cios de mission�rios buddhistas at� mesmo na Gr�cia e Egito) e uma das correntes mission�rias chega ao Sri Lanka, encabe�ada pelo pr�prio filho de Ashoka, o arahant Mahinda. L�, o Sthaviravada assume o nome em pali Theravada. Utilizando-se do dialeto indiano chamado "pali", que significa "texto das escrituras", o Theravada, ent�o, expande-se para v�rios outros pa�ses.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda � uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmiss�o s�ria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, medita��o budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de v�rias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de v�rias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada � a �nica que existe at� os dias de hoje. � o budismo praticado na tail�ndia, sri lanka (ceil�o), birm�nia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos �ltimos 20 anos tiveram seu in�cio no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!