Para Onde Vamos


A vida nesse mundo � impermanente e imprevis�vel. Responder para onde vamos �, ent�o, uma tarefa inalcan��vel. Mas a n�vel de esperan�a gostar�amos de ver as pessoas interessadas nos ensinamentos originais do Buddha se unindo em torno desse entendimento, estudando e praticando juntos como 'bons amigos' no Dhamma.

Rede de Pr�tica

H� muitos bons grupos buddhistas espalhados pelo Brasil e talvez voc� encontre seu lugar em algum deles. Mas se surgiu em voc� uma afinidade maior com a linhagem Theravada, a medita��o Vipassana ou nossos mestres inspiradores, nosso compromisso com o Dhamma � o de ajudar no que for poss�vel para que o conhecimento correto do ensinamento e pr�tica buddhistas cres�a no Brasil.

Estamos dispon�veis para oferecer cursos e retiros em outras localidades, colaborando na forma��o de uma rede de amigos praticando juntos. A organiza��o necess�ria � m�nima e os cursos podem ser de natureza te�rica ou pr�tica, al�m de retiros (quando se dorme no pr�prio local e � poss�vel uma pr�tica mais intensa) e workshops (em que o estudo e pr�tica se estendem ao longo do dia, mas sem que os participantes durmam no local). Para alguns exemplos e id�ias sobre os temas tratados em tais atividades, confira aqui. Outros temas podem tamb�m ser propostos. Com isso, esperamos colaborar no melhor entendimento e na expans�o da pr�tica da consci�ncia plena e tranquilidade propostas pelo Buddha.

Al�m do estudo e da pr�tica individual, o suporte de um grupo pode tamb�m ser de muita ajuda para todos. Temos um compromisso de facilitar a forma��o de grupos, equilibrando a fidelidade � tradi��o mas sem a �nfase exagerada no religiosismo e nos rituais, bem como sem misturas com outras espiritualidades e id�ias alheias. Estudantes do Dhamma interessados em ter uma sustenta��o continuada de sua pr�tica junto a um grupo de pessoas afins podem considerar a possibilidade de formar um pequeno grupo de estudo e pr�tica ligado ao Nalanda em sua cidade. H� um formato para as reuni�es e orienta��es espec�ficas para esses grupos. Querendo come�ar um Grupo de Pr�tica (� necess�rio um m�nimo de duas pessoas para iniciar o projeto) ou deixar seu nome para quando algum grupo se formar em sua cidade, .

Se em sua cidade n�o houver um centro de dharma:

» Voc� pode organizar um curso a�
» Voc� pode se tornar membro � dist�ncia
» Voc� pode se inscrever para um curso online


Em d�vida sobre as escolas buddhistas?  Leia o artigo "A Que Escola Perten�o? - Um Guia para quem est� se interessando peloBuddhismo"

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda � uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmiss�o s�ria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, medita��o budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de v�rias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de v�rias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada � a �nica que existe at� os dias de hoje. � o budismo praticado na tail�ndia, sri lanka (ceil�o), birm�nia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos �ltimos 20 anos tiveram seu in�cio no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!