Para Onde Vamos


A vida nesse mundo é impermanente e imprevisível. Responder para onde vamos é, então, uma tarefa inalcançável. Mas a nível de esperança gostaríamos de ver as pessoas interessadas nos ensinamentos originais do Buddha se unindo em torno desse entendimento, estudando e praticando juntos como 'bons amigos' no Dhamma.

Rede de Prática

Há muitos bons grupos buddhistas espalhados pelo Brasil e talvez você encontre seu lugar em algum deles. Mas se surgiu em você uma afinidade maior com a linhagem Theravada, a meditação Vipassana ou nossos mestres inspiradores, nosso compromisso com o Dhamma é o de ajudar no que for possível para que o conhecimento correto do ensinamento e prática buddhistas cresça no Brasil.

Estamos disponíveis para oferecer cursos e retiros em outras localidades, colaborando na formação de uma rede de amigos praticando juntos. A organização necessária é mínima e os cursos podem ser de natureza teórica ou prática, além de retiros (quando se dorme no próprio local e é possível uma prática mais intensa) e workshops (em que o estudo e prática se estendem ao longo do dia, mas sem que os participantes durmam no local). Para alguns exemplos e idéias sobre os temas tratados em tais atividades, confira aqui. Outros temas podem também ser propostos. Com isso, esperamos colaborar no melhor entendimento e na expansão da prática da consciência plena e tranquilidade propostas pelo Buddha.

Além do estudo e da prática individual, o suporte de um grupo pode também ser de muita ajuda para todos. Temos um compromisso de facilitar a formação de grupos, equilibrando a fidelidade à tradição mas sem a ênfase exagerada no religiosismo e nos rituais, bem como sem misturas com outras espiritualidades e idéias alheias. Estudantes do Dhamma interessados em ter uma sustentação continuada de sua prática junto a um grupo de pessoas afins podem considerar a possibilidade de formar um pequeno grupo de estudo e prática ligado ao Nalanda em sua cidade. Há um formato para as reuniões e orientações específicas para esses grupos. Querendo começar um Grupo de Prática (é necessário um mínimo de duas pessoas para iniciar o projeto) ou deixar seu nome para quando algum grupo se formar em sua cidade, .

Se em sua cidade não houver um centro de dharma:

» Você pode organizar um curso aí
» Você pode se tornar membro à distância
» Você pode se inscrever para um curso online


Em dúvida sobre as escolas buddhistas?  Leia o artigo "A Que Escola Pertenço? - Um Guia para quem está se interessando peloBuddhismo"

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!