A Pr�tica em Resumo :: Os Procedimentos Auxiliares - Anuggahitas


� Os Procedimentos Auxiliares - Anuggahitas
    � Sila-nuggahita
    � Suta-nuggahita
    � Sakaccha-nuggahita
   
Samatha-nuggahita
   
� Vipassana-nuggahita

Os Quatro Desenvolvimentos Protetores - Caturarakkha Bhavana
   
� Contempla��o do Buddha - buddhanussati
   
� Cultivo do cora��o - metta bhavana
   
� Cultivo da vis�o da impureza - asubha bhavana
   
Contempla��o da natureza da morte - marananussati

 

Somos todos aradores e cultivadores do cora��o. Limpamos o campo das ervas daninhas, tocos e obst�culos para o plantio. Corrigimos o solo, damos a ele as boas condi��es e plantamos a semente. Qual � a semente? A semente � a vigil�ncia que iniciamos a desenvolver. A vigil�ncia (sati) � o elemento fundamental que o Buddha nos prop�s cultivar. Ela � fr�gil no in�cio, muito fr�gil, uma vez que n�o estamos acostumados a lidar com ela. As primeiras sementes facilmente morrem antes mesmo de terem a chance de produzir algum fruto. Os Procedimentos Auxiliares s�o as medidas protetoras que devemos utilizar no cuidado da semente da vigil�ncia. S�o como as cercas de que fazemos uso para proteger nossa planta dos animais selvagens e outros obst�culos. Cada um dos Anuggahitas protege nossa pr�tica de uma forma particular.

 

    � Sila-nuggahita

Nossa mente � muito agitada, cheia de desejos, expectativas, avers�es e percep��es imprecisas a respeito da realidade. Tais coisas s�o como os animais selvagens e perturba��es da natureza que podem impedir nossa semente de fincar-se no solo. Sila-nuggahita � o cultivo de uma disciplina com rela��o ao comportamento verbal e corporal. Uma pr�tica formal desse cultivo � a chamada "Tomada de Preceitos" ou "Tomada de Treinamentos", cinco treinamentos que o treinante assume como forma de demonstrar para si mesmo seu compromisso com o caminho. N�o s�o regras, mas treinamentos volunt�rios que quem se sinta preparado pode assumir.

Os Cinco Treinamentos s�o:

P�n�tip�t� Veraman� Sikkh�padam Sam�diy�mi
Eu tomo o treinamento de abster-me de destruir os seres vivos

Adinn�d�n� Veraman� Sikkh�padam Sam�diy�mi
Eu tomo o treinamento de abster-me de tomar aquilo que n�o me � dado.

K�mesu Micch�c�r� Veraman� Sikkh�padam Sam�diy�mi
Eu tomo o treinamento de abster-me de condutas sensuais incorretas.

Mus�v�d� Veraman� Sikkh�padam Sam�diy�mi
Eu tomo o treinamento de abster-me da linguagem enganosa.

Sur�meraya Majjapam�datth�n� Veraman� Sikkh�padam Sam�diy�mi
   
Eu tomo o treinamento de abster-me de subst�ncias que intoxicam e levam � desaten��o e � confus�o da mente.

 

    � Suta-nuggahita

Na linhagem do Nalanda enfatizamos a import�ncia do estudo doutrinal. � preciso compreender, mas n�o compreender tudo e todas as coisas. Isso seria mera verborragia e infla��o intelectual. O que � preciso compreender � o que � necess�rio. Devemos utilizar, assim, o escutar e estudar o Dhamma. Ouvindo a palestra de Dhamma (Dhamma-desana) e estudando os textos e coment�rios provemos a �gua necess�ria para a semente germinar e crescer. Tamb�m c�nticos (recita��es) s�o utilizados para este fim, al�m de servir de inspira��o. Suta-nuggahita � a pr�tica do ouvir.


    � Sakaccha-nuggahita

Como na arte japonesa do Bonsai (e em todo o cultivo cuidadoso de qualquer planta), o artista empreende diversas a��es de cuidado da planta, ajustando-a segundo a temperatura, sombra, natureza do solo, etc., sakaccha-nuggahita s�o as entrevistas e conversas com o professor, o qual ajusta o ensinamento segundo as diversas naturezas individuais dos praticantes. Na discuss�o com o professor a t�cnica � burilada e melhor adaptada a cada praticante.

    � Samatha-nuggahita

Samatha-nuggahita � o fortalecimento da mente-semente atrav�s de t�cnicas de concentra��o. Utilizando-nos de diferentes 'objetos' e t�cnicas concentrativas, afastamos as ervas daninhas dos estados mentais insalubres e proporcionamos energia suficiente para a planta prosperar. As t�cnicas deixam a mente mais clara, focada e pronta para qualquer trabalho que precise ser realizado.


    � Vipassana-nuggahita

Em um verso o Buddha diz:

Tittha� caram nisinno v�
Say�no v� y�vatassa vigatamiddho
Etam satim adhittheyya
Brahmam etam vih�ram idham�hu

Esteja parado, andando ou sentado,
Ou mesmo deitado, enquanto estiver acordado,
Cultive esta consci�ncia plena com determina��o.
Isto � dito ser o mais sublime estado.

Vipassana-nuggahita � a pr�tica que cerca a planta, agora j� forte, com a m�xima prote��o, elevando-a e dotando o cora��o/mente com o escudo da vis�o clara das coisas como elas realmente s�o. Uma vis�o clara e limpa da realidade do mundo, da realidade de n�s mesmos. Vipassana significa "ver as coisas como elas realmente s�o". � o nome da experi�ncia atingida pelo Buddha no curso de sua pr�tica, uma experi�ncia que transformou Sua vida. Dali para a frente, tudo o que Ele fez foi dar instru��es para como praticar, de modo a atingir o objetivo que Ele mesmo atingiu. Aquilo que descobriu foi chamado de Dhamma ou Dharma, "o modo como as coisas s�o", o qual deve ser verificado por cada um de n�s, segundo nossa pr�pria experi�ncia e disposi��o. Vipassana-bhavana, isto �, a pr�tica de medita��o e disciplina vipassana, � isto: o desenvolvimento da vis�o interior, a vis�o do Dhamma. Vipassana envolve uma observa��o cont�nua e cuidadosa do pr�prio processo mente-e-corpo segundo uma t�cnica precisa e met�dica que passou de gera��o a gera��o atrav�s de uma cadeia de transmiss�o desde os tempos do Buddha.