» A Prática em Resumo :: Quatro Desenvolvimentos Protetores - Caturarakkha Bhavana


» Os Procedimentos Auxiliares - Anuggahitas
    » Sila-nuggahita
    » Suta-nuggahita
    » Sakaccha-nuggahita
   
» Samatha-nuggahita
   
» Vipassana-nuggahita

» Os Quatro Desenvolvimentos Protetores - Caturarakkha Bhavana
   
» Contemplação do Buddha - buddhanussati
   
» Cultivo do coração - metta bhavana
   
» Cultivo da visão da não-beleza - asubha bhavana
   
» Contemplação da natureza da morte - marananussati

 

Com o desenvolvimento da prática, quatro outros exercícios são acrescentados: os Desenvolvimentos Protetores. À medida que o praticante avança no caminho ele deve se envolver com o manto protetor de quatro meditações, as quais guardam a mente para que ela possa se desenvolver nas próximas fases de vipassana.

 

    » Contemplação do Buddha - buddhanussati

A Contemplação do Buddha é uma forma de meditação baseada na 'lembrança' dos atributos búddhicos segundo uma seqüência e gradação específicos do Theravada.

    » Cultivo do coração - metta bhavana

Há várias técnicas para o Cultivo do Coração Amoroso, incluindo visualizações e recitações. Metta é a amizade amorosa expandida a todos os seres vivos. Seu desenvolvimento não acelera o desenvolvimento de vipassana, mas torna sua prática mais suave. Praticamos metta no contexto dos outros três brahmaviharas (estados celestiais).


    » Cultivo da visão da não-beleza - asubha bhavana

Este é um poderoso instrumento para lidar com os apegos geralmente utilizado por alguns monges em treinamento. Em sua forma clássica deve sempre ser praticado sob estrita supervisão, mas utilizamos métodos alternativos dessa prática.

    » Contemplação da natureza da morte - marananussati

Está é uma outra contemplação poderosa que nos ajuda a nos situar de volta ao significado verdadeiro da vida, praticada primariamente por meio de recitação e reflexão dirigida.