A Pr�tica em Resumo :: Quatro Desenvolvimentos Protetores - Caturarakkha Bhavana


� Os Procedimentos Auxiliares - Anuggahitas
    � Sila-nuggahita
    � Suta-nuggahita
    � Sakaccha-nuggahita
   
Samatha-nuggahita
   
� Vipassana-nuggahita

Os Quatro Desenvolvimentos Protetores - Caturarakkha Bhavana
   
� Contempla��o do Buddha - buddhanussati
   
� Cultivo do cora��o - metta bhavana
   
� Cultivo da vis�o da n�o-beleza - asubha bhavana
   
Contempla��o da natureza da morte - marananussati

 

Com o desenvolvimento da pr�tica, quatro outros exerc�cios s�o acrescentados: os Desenvolvimentos Protetores. � medida que o praticante avan�a no caminho ele deve se envolver com o manto protetor de quatro medita��es, as quais guardam a mente para que ela possa se desenvolver nas pr�ximas fases de vipassana.

 

    � Contempla��o do Buddha - buddhanussati

A Contempla��o do Buddha � uma forma de medita��o baseada na 'lembran�a' dos atributos b�ddhicos segundo uma seq��ncia e grada��o espec�ficos do Theravada.

    � Cultivo do cora��o - metta bhavana

H� v�rias t�cnicas para o Cultivo do Cora��o Amoroso, incluindo visualiza��es e recita��es. Metta � a amizade amorosa expandida a todos os seres vivos. Seu desenvolvimento n�o acelera o desenvolvimento de vipassana, mas torna sua pr�tica mais suave. Praticamos metta no contexto dos outros tr�s brahmaviharas (estados celestiais).


    � Cultivo da vis�o da n�o-beleza - asubha bhavana

Este � um poderoso instrumento para lidar com os apegos geralmente utilizado por alguns monges em treinamento. Em sua forma cl�ssica deve sempre ser praticado sob estrita supervis�o, mas utilizamos m�todos alternativos dessa pr�tica.

    � Contempla��o da natureza da morte - marananussati

Est� � uma outra contempla��o poderosa que nos ajuda a nos situar de volta ao significado verdadeiro da vida, praticada primariamente por meio de recita��o e reflex�o dirigida.