Sala de Estudos - Phra Maha Ghosananda


Somdet Phra Maha Ghosananda nasceu em 1929 na província de Takeo no Camboja. Graduou-se em Phnom Penh, completou o doutorado na Universidade Nalanda, e participou do histórico Sexto Concílio de 1956. Tornou-se discípulo do Ven. Ajahn Dhammadaro na tradição das florestas da Thailândia, e de Nichidatsu Fujii, fundador do Nichiren Nipponzan Myohoji, um movimento japonês dedicado à paz no mundo. Maha Ghosananda tornou-se conhecido internacionalmente por seu trabalho pela paz, sendo chamado de "O Gandhi do Camboja".

Fundou inúmeros templos, no Camboja, EUA, Europa e Austrália; estabeleceu programas culturais e educacionais, patrocinou retiros e conferências pela paz, direitos humanos e desenvolvimento das resoluções não violentas de conflitos. Foi co-fundador na Missão Interreligiosa pela Paz, encontrou-se várias vezes com o Papa, liderou negociações de paz no Camboja. Em 1988 foi eleito Supremo Patriarca do Buddhismo Cambojano. Em 1992 recebeu o Prêmio pelos Direitos Humanos da Rafto Foundation da Noruega e foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz por quatro anos consecutivos: 1994, 1995, 1996 e 1997).

Seu nome e atividades são um dos marcos mais significativos no movimento do Buddhismo Engajado no mundo, sendo patrono de várias entidades, incluindo a primeira entidade internacional congregando os buddhistas engajados em todo o mundo, o INEB, que trata de educação alternativa e treinamento espiritual, igualdade sexual, direitos humanos, ecologia , conceitos alternativos de desenvolvimento e ativismo . Maha Ghosananda, Thich Nhat Hanh e o Dalai Lama são seus três patronos. Fluente em 15 línguas , é também um ativo sustentador pelos direitos da mulher e dos refugiados de guerra, e do diálogo interreligioso.





Passo a Passo"Passo a Passo - Meditações sobre a Sabedoria e a Compaixão" do Venerável Phra Maha Ghosananda - Supremo Patriarca do Buddhismo do Camboja, quatro vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, fundador e membro honorário de inúmeras instituições pela paz - , está mais uma vez disponível ao público de língua portuguesa. Num esforço conjunto de Edições Nalanda e Editora Vivali, ele pode agora ser adquirido em versão virtual.

Passo a Passo é uma coleção de meditações sobre a sabedoria e a compaixão tiradas da experiência de Maha Ghosananda como mestre de meditação e trabalhador internacional pela paz. A Introdução é de Dith Pran, o fotógrafo do New York Times cuja história foi contada no filme The Killing Fields ("Gritos do Silêncio", em português). O prefácio de Jack Kornfield pode ser lido mesmo sem comprar o livro. Jane Mahoney e Philip Edmonds editaram o livro e escreveram a longa introdução à história recente do Camboja. Ricardo Sasaki cuidou da tradução brasileira.
Passo a Passo

Não deixe de visitar nosso site especialmente dedicado a este grande mestre!