1. O que é uma lista de discussão?
Uma lista de discussão é um grande modo de fazer amizades, trocar idéias, divulgar atividades e compartilhar informações com pessoas afins ao nosso tema de interesse. Se você se interessa por Buddhismo, e em especial gostaria de conhecer mais sobre o Theravada e trocar idéias sobre ele, eis sua oportunidade para conversar sobre o Dhamma em sua língua mãe.

2. Quem promove as listas presentes em http://www.nalanda.org.br/listas/?
As listas são promovidas por grupos de praticantes buddhistas, dentre os quais há também professores do Dharma de suas tradições específicas.

3. Qual o propósito das listas?
Seu propósito é unir os vários interessados e praticantes do Buddhismo (em suas várias linhagens) em língua portuguesa e espanhola num fórum de discussão. Considere esta lista como uma oportunidade de conversar com outros praticantes em seu centro buddhista virtual.
O sucesso da lista depende muito de você também. Todos são bem vindos para participar, ler, contribuir.

4. Há alguma regra para participar da lista?
Esperamos que todos os participantes possam colaborar assegurando um comportamento condizente com o tema da lista baseado na noção de linguagem correta, um dos componentes do Nobre Óctuplo Caminho ensinado pelo Buddha.
Linguagem correta consiste em evitar o uso de palavras rudes, maliciosas, mentirosas ou inúteis. Ou em termos positivos, utilizar palavras que têm um real propósito de ajudar e esclarecer, verdadeiras, úteis e com intenção correta.

Regra de Ouro da Lista
Não mande pedidos para se desinscrever para a lista. Nenhum dos membros pode fazer nada e somente causa uma sensação desagradável generalizada. Para dificuldades, consulte o ítem 11 abaixo. Evite também mensagens pessoais dirigidas a alguém específico da lista, tais como, "gostaria de convidar você, Fulano, para minha festa de aniversário", e coisas do gênero. Lembre-se que a lista é sobre Dhamma, Buddhismo, caminho de meditação e consciência, e assuntos correlatos.

5. Quem pode participar?
Qualquer um pode participar das listas. No caso da lista Theravada-L, é um fórum aberto para todos os praticantes e interessados no Buddhismo Theravada, bem como para aqueles que desejam conhecer mais sobre a escola, tanto em seu aspecto prático quanto teórico.

6. Como se inscrever e como sair da lista?
Confira: http://www.nalanda.org.br/listas/

7. Posso mandar documentos, arquivos de som, etc., para a lista?
Pedimos que você não mande nenhum tipo de anexo (attachment), principalmente se for do tipo *.exe ou *.doc. Sempre mande mensagem em formato texto. São nos anexos que vírus podem ser transmitidos, caso sejam arquivos executáveis (*.exe) ou caso o documento (*.doc) conter macros automáticas. E-mail comum nunca carrega vírus e pode sempre ser aberto sem temores. Ademais, mensagens grandes (ou em formato *.doc - que também multiplica o tamanho dos arquivos), podem sobrecarregar nosso servidor de mensagens. Caso você queira enviar algo grande, por favor, entre de antemão em contato com o mediador da lista e veremos o que é possível fazer.

8. Quero divulgar estas listas para meus amigos, o que posso fazer?
Envie a eles o endereço da lista: http://nalanda.org.br/listas/ ou http://www.dharmanet.com.br/listas/
Quanto mais pessoas participando, mais amigos do Dhamma!

Você também pode ajudar na divulgação incluindo este endereço em instrumentos de procura (search engines) enquanto estiver 'surfando' na internet ou mandar uma mensagem comunicando sobre a lista para alguém que você acha que possa se interessar.

9. Estou inscrito mas não consigo enviar mensagens à lista.
Certifique-se de que você está mandando uma mensagem desde o mesmo endereço em que se inscreveu. Mensagens são aceitas somente vindas dos membros.

10. Estou cheio de dúvidas. A quem devo recorrer? Devo pedir ajuda à lista?
Qualquer assunto *sobre a lista* [dúvidas, dificuldades em se inscrever, críticas :( , e elogios :) ] que você queira tratar pessoalmente com os moderadores.
Não envie mensagens, por exemplo, querendo sair, para a lista. Os outros membros nada têm com isso e nada podem fazer.